Documento sem título

 

Compartilhe com seus amigos

dica / Marcelo Berlinski

Pescar é muito bom. Mas como está sua tralha de pesca?

Pescar é muito bom. Mas como está sua tralha de pesca?

tralha_pesca

Olá queridos amigos do Pesca Alternativa, como vão vocês?

Amigos, eu estava pensando em mais uma dica de pesca para passar pra vocês hoje, algo do tipo, algum macete, alguma tralha, algum tipo diferente de chicote etc., mas me ocorreu um estalo na cabeça… Pensei: “ok, vou passar a dica tal hoje, mas afinal como será que está a tralha de pesca da galera?”

Vamos dar uma revisada nisso pessoal? Que tal dar uma paradinha, tirar um dia para verificar esse tipo de coisa? Ok, sei que pescar é muito bom mas você com uma tralha em dia com certeza na próxima pescaria vai ter muito mais sucesso na quantidade de peixes. Então vamos parar de enrolar e bora colocar toda a tralha em dia ok? Ok, vocês podem fazer isso em um dia de chuva que tiver bem ruim de ir pescar, ok? Assim não tem desculpa de deixar para depois. Então, chega de preguiça hem!!! Haha. 🙂

Vamos trabalhar juntos nessa? Eu vou citar alguns materiais de pesca vocês vão dar uma revisada, vão resolver e depois comentem aí abaixo quais materiais / equipamentos você viu que não estava tão 100%. Quero a interação de vocês. Mas não vale mentir hem!

Bora lá, então?

Vamos item por item, mas hoje vou falar apenas dos itens que eu considero os mais importantes, certo? Se vocês quiserem algo mais completo, depois comentem abaixo na área de comentários que falarei sobre outros itens depois.

  • Em primeiro lugar que tal darmos uma verificada na vara? Olhou para ela e parece estar tudo ok, né? Vamos olhar os detalhes galera! Sua vara é de qual material? Carbono? Fibra de vidro? Grafite? Bambu? Não importa, o que interessa é verificarmos tudo nela e ver se realmente não tem nenhum problema, isso é bom para uma boa pescaria já que uma vara estando ok não iremos ter nenhum tipo de problema, e também é bom para o próprio material já que com certeza vai ter uma maior durabilidade. Então o que verificar na vara?

A vara em si.

byhstore-vara-de-pesca-telescopica-portatil-2.7m-8.86ft-fibra-de-carbono-spinning-rod-outdoor-31 FOTO-1 50240_M
Veja se ela está perfeita, não está torta, trincada, faltando partes como passadores.

Ok, agora verifiquem os detalhes na vara.
Passadores

tipo_n10 zoom_0bb59bbeebc94b03a79af65d17682d48 imagem13_13_11_51

Eles estão todos aí? Tem algum arranhão dentro, sulcos coisas do tipo? Pois caso tenha isso pode ocasionar um mau arremesso ou até mesmo a ruptura da linha. Então caso tenha algum passador ruim aí troque o mais rápido possível ok? Ah isso vale para a ponteira também é claro!

Pegadores (reel seat)

reel-seat-XDPS-hi-resPlateSeat-NLS

Sim, aquele local onde prendemos nossos molinetes ou carretilhas. Que tipo você usa? Os do tipo, de rosca, que são os mais comuns? Ou usa os do tipo, Jacaré? Esses eu gosto mais pela praticidade e durabilidade.
De que material ele é? Plástico ou metal? Sempre de preferência ao de metal pois tem uma maior durabilidade!

Bom, esse é o básico sobre as nossas varas.

  • Agora vamos falar do Molinete e Carretilha. Ah e também para quem usa, não vamos esquecer o Spincast.

Ok, então o que vamos verificar neles? Em primeiro lugar podemos dar uma olhada geral neles, tem muita ferrugem? Tem alguma coisa empenada? Algo travando por fora ou por dentro? Algum barulho estranho ou anormal? Que tal verificarmos se tem algum desses problemas e dar uma corrigida?

Ah, não vamos esquecer de de vez em quando abrir o equipamento e dar uma lubrificada ok?

REEL81aycYlLjCL._SL1500_images

 

  • Linhas

500-m-100-Strong-japão-Multifilament-Pe-Linha-de-pesca-4-vertentes-trançado-Linha-Multifilamento-formaçãoLinha-de-pesca-2

Sobre as linhas, o que podemos falar? Qual tipo de linha você usa? Monofilamento ou Multifilamento?

A linha está perfeita? Está integra? Passe a linha entre os dedos e sinta se não está muito porosa, ressecada, ou principalmente se não está corroída. Isso pode ser ocasionado por ressecamento ou até mesmo durante a pescaria passando em pedras ou algo do tipo.

Não esqueça sempre do cuidado básico que é, sempre que chegar da pescaria de uma lavada na linha com agua doce e deixe secar, isso vai fazer ela durar bem mais e ajudar sempre manter um arremesso mais distante.

  • Anzois

anzois6a0105358b73d4970c01156ea9aa2b970c

Sobre os anzóis, eles estão novos? Você está misturando anzóis novos com usados? Se fizer isso caso os usados comessem a enferrujar, os novos vão enferrujar também, então nunca guarde junto ok?

Você está guardando em uma caixinha apropriada? Espero que sim pois além de manter eles bem afiados, tem a parte da segurança. Caso você guarde em locais incorretos como caixas com aberturas por exemplo, os mesmos podem cair no chão e alguém aí pode acabar fisgando o pé, ou até mesmo se você tiver um animal de estimação, pode “dar ruim” isso. Então muito cuidado ok?

Ah e não vamos esquecer de dar uma afilhadinha nos anzóis antes da pescaria!
Existem no mercado vários tipos de afiadores bem simples e baratinhos que com certeza vão fazer uma enorme diferença na hora de fisgar o peixe. Eu sempre afio os meus na hora da pescaria, mesmo que sejam novos. Então de aquela afiada final nos anzóis na hora da pescaria ok? Eu garanto que vale muito a pena.

 

  • Snaps e DestorcedoresIMG_1109-800x600IMG_1115-800x600

 

Sobre esses itens não tenho muito o que falar, apenas verifiquem se não estão enferrujados e se estão íntegros, para na hora de pegar aquele peixão o snap não abrir ou o destorcedor não estourar.

Pessoal, esses são os itens que eu considero os mais importantes e críticos na hora da pescaria. Claro, existem dezenas de outros itens que eu poderia citar aqui, mais acho que vale como um alerta para todos mesmo citando apenas esses itens já que vocês a partir daí podem verificar todos os outros itens, tralhas e tudo mais que você tiver de pesca, e ver se está tudo ok e corrigir o que não estiver ok?

Amigos, espero que tenham gostado de mais essa minha matéria aqui no site do Pesca Alternativa. Eu sei que as vezes é meio chato dar uma geralzinha na tralha, mais pessoal, é muito importante para o sucesso da nossa pescaria esse cuidado! Não precisa fazer isso todo dia, basta quem sabe, uma vez por mês. Estamos combinados?

Então é isso amigos, muito obrigado mais uma vez por me acompanhar por aqui e comente aí abaixo, façam suas perguntas que eu vou respondendo a todos com certeza certo pessoal?

Então até a próxima e arrumem a tralha para a próxima pescaria! Valeu 😉

Marcelo Berlinski

Total 12 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Compartilhe com seus amigos

Marcelo Berlinski é entusiasta da pesca esportiva de longa data. Especialista em pesca oceânica, Praia, Costões, atualmente é colunista aqui no PA, e em revistas e sites de Pesca Esportiva.

10 Comentários

  1. Ótima dica!

    1+

  2. Ótimas dicas Marcelo, bem detalhado.

    1+

  3. MUITO BOM AS DICAS TENHO QUE DAR UMA REVISADA NAS MINHAS TRALHAS…

    2+

  4. matéria legal . ai amigo faz uma explicando tipos de varas com ponteiras e com roldanas qual a diferença e no que elas são excenciais valeu.

    3+

  5. Muito bom, e as iscas também seria bom dar uma olhada nos anzóis.

    1+

  6. Para uma boa pescaria, o que devo levar realmente para o pesqueiro ?
    Por mais que eu lute em levar poucas tralhas, acabo me atrapalhando com tantas coisas e na hora de ir embora e aquele cansaço .
    O que fazer.

    6+

    • leve somente o basico, iscas, carretilhas, ou molinete, vara, linha reserva, e a caixinha de anzois com giradores snaps e suporte para vara de resto e so alegria.

      3+

  7. boa tarde, muito boa a lembrança de como revisar os equipamentos e tralhas, geralmente os pescadores esquecem um item ou outro, é normal mais, valeu por lembrar. abraços a todos!

    7+

Deixe um comentário

Lost Password

Register