Documento sem título

 

Compartilhe com seus amigos

Marcelo Berlinski

Veja como fazer um excelente chicote para pesca de praia. (Turbinado)!

Veja como fazer um excelente chicote para pesca de praia. (Turbinado)!

Por: Marcelo Berlinski

 

Olá meus queridos amigos, como vão vocês?

Bom, hoje venho trazer aqui uma montagem muito top para pescaria de praia!
Ah, já sei… vocês devem estar perguntando o porquê de eu falar que esse chicote é turbinado, né?

Ok, vamos em frente que logo vocês vão saber, pois ele é quase um dois em um!

Vamos lá? Bom, em primeiro lugar vou fazer uma listinha de materiais que vocês vão precisar para a montagem do chicote.

VOCE VAI PRECISAR DE:

1) Linha para o chicote 1.50m a 1.70m (pode ser 0,50)

2) Linha para as pernadas. (3) pedaços de 70cm (pode ser 0,40) de preferencia.

3) Destorcedores duplos: (4) unidades

4) Grampos ou Snaps: (2) unidades

5) Miçangas ou Stopers: (6) unidades

6) Anzol: (3) unidades (preferência modelo chinu ou maruseigo). Atenção, você vai precisar também de uma unidade do anzol modelo wide gape.

7) Boia nº 0 zero, (1) unidade

8) Chumbada (1) unidade (preferência modelo beach bomber ou pirâmide)

 

Ok amigos, vocês perceberam que eu citei alguns itens não muito comuns em um chicote para pescaria de praia certo? Sim, como por exemplo o anzol wide gape e uma boinha nº 0.

Esse é o modelo de boia:

15032010_1061
Calma que vocês já vão entender! 😉

Vamos continuar…

Eu montei um chicote desses que mencionei com apenas uma diferença, o tamanho dele foi extremamente reduzido para caber direitinho na foto, e vocês entenderem certinho como é a montagem ok? Mais as medidas são as que citei acima na descrição dos itens.

VEJA COMO DEVE FICAR SEU CHICOTE

chicote

 

Atenção, apenas lembrando, fiz esse chicote acima com tamanho reduzido para caber na foto. (por isso ficou meio feinho) hahaha 🙂

Bom, repararam o anzol wide gape e a pequena boia montados na primeira pernada de cima? Ok, essa pernada é dedicada aos Pampos meus amigos! Sim, eles que são brigões e nos proporcionam sempre uma boa briga, e essa pernada é para eles, pois eles geralmente comem mais em cima, e podem ter certeza que eles vão acabar batendo nessa pernada ai na sua pescaria.

VEJA MAIS DE PERTO ESSA PERNADA JÁ MONTADA QUE É DEDICADA AOS PAMPOS

Pernada para pampos

O restante do chicote é basicamente comum, mas eu dei uma reforçada nesse que fiz com alguns detalhes…

Repararam que utilizei 3 destorcedores duplos ao invés de utilizar 3 engates rápidos? O porquê disso? Resistência. Sim amigos, caso batam peixes grandes o mais seguro e resistente é sem dúvida o destorcedor.

Miçanga da pernada

Claro, você pode utilizar os engates rápidos, eu apenas estou sugerindo um chicote feito para aguentar os bitélos e ainda “turbinado” o chicote, para pegar os Pampos.

Agora vamos falar um pouco do que pode variar no chicote

CHUMBADAS

imagesPirâmide

Esses itens realmente podem variar um pouco.
Por exemplo, eu sugiro, e sempre uso a chumbada bomba. Mais atenção, eu uso essa chumbada quando a maré está calma, pois se tiver correndo muito não vai segurar bem na areia ok? Então no caso de estar correndo muito, de preferência a chumbada pirâmide pois essa sim, costuma segurar muito bem na areia com a maré correndo.

Ainda temos as variáveis. Por exemplo, querem uma chumbada que pode ser usada tanto com a maré calma ou correndo? Então eu sugiro o modelo ARANHA ou também conhecida como CHUMBADA GARATEIA.

Olha ela aí embaixo:

chumbada_aranha ou garateia

ANZÓIS

chinuanzol_sasame_marusego_ringed_6cristal_3

Ok, outro item que pode variar é o anzol.
Lembre-se, para a pernada de cima vamos utilizar o modelo wide gape, já que vamos atrás dos Pampos ok?

wide gap

Já nas outras duas pernadas podemos variar com os seguintes anzóis, chinu, cristal, maruseigo, gamakatsu, etc., mais tente não fugir muito desses modelos.

Ah, e o tamanho também pode variar, e isso você vai escolher conforme a praia que estiver pescando. Tente variar dos tamanhos 8 ao 14 que são geralmente os mais utilizados na praia.

PERNADAS

Talvez vocês me perguntem… Marcelo, a pernada com linha 0,40 não é muito grossa? Eu respondo, não.
Vamos a duas vantagens de usar uma pernada com linha 0,40

Em primeiro lugar, vamos voltar a resistência ok? Vai ser um chicote forte e a pernada também é bom que seja resistente.
Outro fato muito importante, se utilizarmos uma linha 0,25 ou 0,30 por exemplo o que pode ocorrer é a isca afundar, e nós não queremos isso certo? Porque não? Se a linha da pernada afundar, corremos o risco de pegarmos apenas peixes pequenos como por exemplo, pequenos papa-terras ou bagres, ou ainda pior, siris podem ficar roubando a isca toda hora.
Então o porquê de usar a linha 0,40?
Bom, o motivo é que as linhas 0,40 sendo mais grossas, geralmente flutuam mais, e com isso acabam acertando os peixes maiores já que os peixes com melhores tamanhos não comem no fundo e sim na altura que a linha 0,40 vai proporcionar.

COR DA LINHA DA PERNADA

bestdealusa-strong-monofilament-red-nylon-fishing-fish-line-500m-0-4mm-40lb_40279images

Ainda falando das pernadas, existe um estudo cientifico que comprovou que as linhas VERMELHAS, ficam mais “invisíveis” após 10 metros de profundidade no mar. (Gente, são estudos científicos), se é verdade ou não, eu não sei, rsrs, mais que agora só uso linhas vermelhas nas pernadas, sim, só uso. Mais atenção, isso fica a seu critério ok? Eu estou usando e estou tendo melhores resultados. Pode ser coincidência? Sim, pode. Mais eu não vou mudar não hahaha.

Atenção, a “invisibilidade” das linhas vermelhas apenas se aplicam ao monofilamento pela transparência natural que essa linha possui. Ou seja, não se aplica ao multifilamento.

COR DAS OUTRAS LINHAS

fdffxa1357442054922

Pessoal, a linha que tem contato direto com o peixe é em primeiro lugar, a linha da pernada, e em segundo lugar a linha do chicote. Já a linha do líder e do molinete, essas não têm absolutamente nenhum contato, então podem usar qualquer cor que desejarem, até as fosforescentes.
Mesmo a linha do chicote não vejo problema em ser, verde, transparente, etc., apenas a da pernada é a mais importante.

DESTORCEDORES DUPLOS NAS PERNADAS

IMG_1113-800x600IMG_1115-800x600

Sobre os destorcedores duplos, bom, esses também podem ser opcionais, ou seja, você pode utilizá-los ou se preferir pode utilizar os engates rápidos. Como estou falando de um chicote reforçado e “turbinado”, sugiro os destorcedores duplos nessa montagem.

SNAPS E DESTORCEDORES DUPLOS PARA AS PONTAS

IMG_6863-800x600SnapCapella_400_2991

Esses podem ser a sua escolha, desde que sejam de acordo com o tamanho do chicote e peso da chumbada.

Então é isso pessoal.

Espero que tenham gostado de mais essa dica, e sugiro que montem um desses chicotes e testem pois não vão se arrepender. Eu garanto! 🙂
Ah, voces fazendo o cicote nas medidas corretas, podem ter certeza que vai ficar excelente!

Qualquer dúvida o espaço está aberto aí abaixo. Podem perguntar a vontade que vou respondendo a todos. Ok?

Então, um forte abraço a todos, uma boa pescaria e até a próxima. Valeu!!! 😉

Compartilhe com seus amigos

Marcelo Berlinski é entusiasta da pesca esportiva de longa data. Especialista em pesca oceânica, Praia, Costões, atualmente é colunista aqui no PA, e em revistas e sites de Pesca Esportiva.

13 Comentários

  1. Olá julho boa Tarde, adorei suas explicações muito boa mesmo tudo muito bem explicado, lembrei de um professor do PRÉ- Vestibular. Gostaria de saber qual as medidas das distâncias das pernadas? Atenciosamente: José Paulo.

    0

  2. ótima dica!!

    0

  3. Marcelo Parabéns pela matéria, a boia e junto mesmo assim no anzol? Obrigado abss..

    1+

  4. Oi Marcelo Parabéns pela matéria, muito bem elaborado e explicativa só fiquei com uma dúvida na primeira pernada a boia fica junta ao o anzol mesmo? E as Miçangas são pra atrair os peixes ou tem outra função? Desde já muito obrigado…

    0

  5. PARABENS, MUITO BEM BOLADO.
    UMA PERGUNTA AS PERNADAS PODEM TER COMPRIMENTO DIFERENTES?
    OUTRA DUVIDA. E VERDADE QUE SERA COBRADO A LICENÇA DE PESCA PARA PESCADORES DE PRAIA.????? E QUEM ABATER PEIXES DE PEQUENO PORTE SERÃO MULTADOS, ISSO EU ACHO CERTO, MAS A LICEÑÇA..
    ACHO QUE A PESCA DE PRAIA DEVERIA TER MAIS ESPAÇO NAS REVISTA E SER UM ASSUNTO SERIO, OBRIGADO E SUCESSO

    1+

    • Olá Clovis, tudo bem por ai amigão?
      Opa, obrigado por ter gostado da matéria!
      Respondendo suas perguntas…
      Sim, pode ter comprimentos diferentes sim, isso voce pode ajustar de acordo com o o movimento que voce pretende que tenham as pernadas, ou seja, pernadas mais custas menos movimento e mais longas, mais movimentos e maiores peixes. Outro detalhe, pernadas mais longas o peixe engole a isca e só vai perceber que está fisgado quando ele tentar nadar pra mais longe, mais ai já era, já vai estar fisgado. Já as pernadas mais curtas se o peixe pegar a isca e carregar um pouco sem engolir, a mesma vai sair da boca dele e isso pode acabar assustando ele e o peixe ficar meio “bolado” rsrs pra pegar a isca outra vez. Por isso eu sempre recomendo as pernadas bem longas.
      Sobre a licença para praia, bom, na teoria o pescador de praia já deve ter a licença, aquela mesma que todos temos pois vai que chega alguma fiscalização e o pessoal implica? Ai vai querer levar o material né? Então se voce ainda não tem a licença, faça uma é só R$20,00 reais e voce evita dor de cabeça caso apareça alguem.
      Sobre multar, bom se forem peixes pequenos ok, concordo também, mais tem muita gente que acha que os pescadores de praia são assassinos já que pegam muitos peixes pequenos e levam pra comer. Bom, na praia geralmente os peixes são pequenos mesmo rsrs, por exemplo, carapicus, riscadinhos etc. Eu concordo com o pesque e solte e pratico isso mais, não ha mau nenhum levar uns peixinhos pra casa pra fazer fritinho né? 😉
      Alias, se voce não levar uns fresquinhos vai ter que pagar caro nas peixarias pra levar uns peixes geralmente bem velhos pra casa, sem contar que quando comemos nossos peixes não estamos comprando peixes de pescadores que ai sim, na minha opinião são assassinos em série já que eles levam os grandes para vender e jogam fora MORTOS, todos os menores. Isso sim, deveria ser muito bem fiscalizado, mais infelizmente não é.
      Ahh sobre divulgar mais a pesca de praia, rsrs to tentando rsrs.
      Se depender de mim vai ser ultra divulgada. Vou tentar fazer minha parte ok?
      Bom, acho que screvi muito né? foi mau, haha.
      Mais qualquer duvida, por favor, volte a perguntar pois estou aqui pra isso ok?
      Um abração e continue ligado que logo solto mais matérias por aqui!
      Valeu!!! 😉

      1+

    • Marcelo,
      Você poderia dar uma dica para chicote para pesca embarcado no mar e outros mais….
      valeu
      Sérgio

      1+

  6. Boas dicas colega, vou experimentar. Costumo tanto pescar na Praia como nas encostas. Serve para os dois?
    Abraços!!!

    1+

    • Olá Wilson, como vai voce meu amigo?
      Bom, até serve para constões também, desde que não seja daqueles com pedras de mais no fundo ok? Mais é realmente ideal para a praia mesmo.
      Em breve vou trazer uma matéria mostrando como fazer um ou dois modelos bem eficientes para a pescaria em costões ok?
      Continue ligado que logo trago mais novodades por aqui 😉
      Obrigado por acompanhar as matérias e até a próxima amigão!!!

      1+

  7. Muito bem escrito e didático. Parabéns!
    Vou experimentar.
    Abraços.

    1+

    • Olá Sálvio, tudo certinho com voce amigo?
      Que bom que gostou da matéria, fico muito feliz com isso. Obrigado!
      Ah sim, pode experimentar que tenho certeza que vai acertar muitos peixes com esse chicóte!
      Depois volta pra contar os resultados ok?
      Abração e valeu!! 🙂

      0

  8. Marcelo,

    Obrigado por vc compartilhar conosco dicas que poucos conhecem. Parabéns pela sua dedicação.

    E, aproveitando, gostaria de sua opinião sobre este arremesso https://www.youtube.com/watch?v=AGR_7XZOrS0

    Pessoal do PA, sugiro um programa do Enrosco com Marcelo, Rafinha e o Edu.

    Marcelo e equipe do PA,

    Parabéns

    1+

    • Olá Julio, como vai voce amigo?
      Poxa que bom que gostou da dica. Obrigado!
      Sobre o arremesso, realmente é muito interessante e eficiente, mais não é muito utilizado aqui por essas bandas rsrs.
      Mais voce acabou me dando uma ideia, vou em breve escrever uma matéria sobre tipos de arremessos para pescaria de praia, ou quem sabe até gravo um vídeo mostrando algumas técnicas e segredos ok?
      Só aguardar um pouco! 🙂
      Ah Julio, sobre sua sugestão de participar de um programa enrosco, quem sabe um dia! haha.
      Valeu amigo pelo seu comentário, e volte sempre que tem sempre coisa boa por aqui no PA.
      Abração e valeu…
      Marcelo Berlinski

      0

Deixe um comentário

Lost Password

Register

CLOSE
CLOSE