baiacu-203664-50eeeb2eb3ca9
Baiacu é o nome popular de 150 espécies de peixes

Peixe comum na fauna fluvial da América do Sul e, mais precisamente, no Brasil, o peixe baiacu possui algumas curiosidades que, aparentemente podem até nos assustar. E, de fato, por vezes pode ser assustador.

Isso ocorre pois, de uma hora pra outra, o peixe infla e pode ficar até 3 vezes maior que o tamanho original. Esse mecanismo de defesa é comumente utilizado para afastar um possível predador que esteja por perto.

Algumas espécies ainda possuem espinho e, que ficam mais visíveis e ameaçadores quando o animal infla. Essa característica também ajuda a intimidar o predador que, por vezes assustado, acaba fugindo.

Mas, o que pode ser considerado bastante perigoso e até mesmo letal é o veneno que o baiacu possui. Pouco gente conhece, mas as 150 espécies de peixes que ganham o nome popular de baiacu, possuem na carne uma substância altamente tóxica, a tetrodotoxina que, apenas 2 gramas dela são suficientes para matar uma pessoa. O veneno do peixe fica concentrado na pele e em órgãos.

Iguaria

Mesmo com veneno, o baiacu é considerado uma iguaria no Japão. Lá, o peixe recebe o nome de “fugu” e recebe um tratamento especial antes de ir à mesa do freguês.
A fim de não intoxicar os clientes, os cozinheiros precisam limpar o animal com uma técnica muito precisa, removendo as partes venenosas. Mesmo os pedaços comestíveis ainda têm traços do veneno, deixando uma certa dormência na língua e apresentando um leve efeito narcótico.

Conheça mais sobre o processo de inchaço

Tudo começa quando o peixe engole uma grande quantidade de água e armazena no estômago. Como esse órgão é muito elástico, ele infla como uma bexiga e deixa o baiacu maior.

Por a pele ser bastante elástica, o peixe não “rasga” quando incha. Além disso, a espinha também é bastante flexível e se curva para acompanhar o novo formato do corpo.

Quando o baiacu já está cheio de água, uma válvula localizada na base da boca do peixe é empurrada na direção dos dentes. Assim, ela fecha a saída para água armazenada no estômago.

Total 11 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

6 thoughts on “Curiosidades a respeito do baiacu

  1. Janemeire says:

    / c9 um mal necesse1rio. Se estes pxeies se espalham pela costa americana, podem acabar com os pxeies nativos. O mal das espe9cies invasoras e9 este, elas liquidam com a flora ou a fauna local.Como os pxeies chegaram le1 por causa da interfereancia humana (sem a rae7a humana, ne3o haveria navio que levasse os pxeies ate9 a Ame9rica), o mais certo e9 corrigir este problema logo no inedcio.O problema vai ser se os pxeies puseram ovos e estes ovos ne3o forem descobertos Gostei deste comente1rio ou ne3o: 9

Deixe uma resposta