A ceva é usada pelos pescadores da pesca esportiva para atrair os peixes até a isca. Usadas geralmente na pesca de sob girais, barrancos ou barcos a variedade dessas iscas são imensas para garantir perfeito desempenho na pesca.

As mais atrativas para os peixes e conhecida entre os pescadores são os grãos como, milho, soja, espigas ou até mesmo mandiocas com as mais diversas incrementações. Selecionamos abaixo as melhores dicas para a pescaria esportiva.

Lambari no Barranco

60% de “rolão” – preparado com espiga de milho inteira, sabugo, grãos e palha triturada / 30% de pão duro amassado /  10% de farelo de soja molhado.

Modo de preparo: Misture em uma bacia apenas o rolão e o pão duro, para que tenha uma mistura seca.

Para preparar o farelo de soja, acrescente a água com pelo menos 24h de antecedência.Apresentação: Sirva pequenas porções com as mãos de trato seco e faça pelotas do farelo de soja. Atire acima da área de ação de sua vara.

PiaparaCevaSucesso com as piaparas, piaus, pacus e piracanjubas

Receita: 50% Milho / 30% Soja /  10% Quirera milho / 5% Quirera de arroz  / 5% Painço 5% / Sangue de boi e farelo de arroz a gosto.

Modo de preparo: Deixe o milho na água de sete a dez dias. Ele vai inchar e ficar mole, tornando mais fácil de ser digerido.

Há pescadores que preferem deixar o milho de molho por mais dias deixando-o azedo e com um cheiro forte.

MilhoPiaparaINTERNAMilho cozido para peixes redondos

O milho cozido é simples e funcional, atrai além depiaparas, pacus, piauçus e piracanjubas. O preparo pode ser feito em sua casa com auxílio de um fogão. Em pousadas especializadas o milho cozido é vendido em baldes de 20 litros.

Tem dono que costuma cozinhar até uma saca de 60 kg de uma só vez em um fogão industrial ou à lenha, bem rústico, feito de tijolos. Nesse caso o importante é prestar atenção para não deixar faltar água.

Assim que o milho amolecer e começar a rachar estarão no ponto. Dessa forma ficará mole e livre de odores.

CevaTilapiaINTERNACeva para tilápias em pesqueirosA ração de coelhos é a mais e conhecida entre os pescadores. Porém, hoje já está disponível no mercado uma específica para a ceva de tilápia.Ela é feita da mesma matéria-prima empregada nas rações flutuantes para peixes, mas com a diferença de afundar. Isto faz o peixe fique bem baixo no campo de ações de suas iscas.

Apresentação: Basta jogar pequenos punhados da ração próximo a ponta da vara, local em que a isca vai ser abaixada. Isso atrairá cardumes para próximo do seu ponto de pescaria e assim você terá mais facilidade para fisgar bons exemplares.

Agora, se você perdeu ou esqueceu o seu cevador em casa, o nosso staff Juninho ensina como montar um de uma forma rápida e fácil.

Uma dica legal para quando perdemos ou esquecemos um cevador é fabricar este apetrecho a partir de uma garrafa pet. Faça apenas um corte, retire o fundo e adicione um peso. Ela irá cevar lento e continuamente.

Assim que o peso bater no fundo levante cerca de um palmo (cerca de 20 cm) e fixe a corda para que o peso não se encoste ao solo do rio, com isto evitando barulho desnecessário.

Total 17 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

2 thoughts on “Dicas de ceva para a pescaria render

Deixe uma resposta