Peixe Espada
Ahhh… Pescaria de espadas!

Lembro que eu tinha 14 anos, quando na pedra do Leme (no caminho dos pescadores) no Rio de Janeiro, usando um material todo errado, consegui fisgar meu primeiro peixe espada.

Sim, material todo errado mesmo: vara de bambu leve, molinete pequeno e preso com tira de borracha de pneu e linha 0,25mm (nacional), bem fraquinha. Não sei como não perdi aquela espada, pois tive que subir essa espada puxando pela linha uns 5 metros de altura. Tudo bem que não era nenhum espadão, mas já era bonitinha.

Para pegar espadas realmente esse material não era nada correto, mas fazer o que né?  Início de carreira!

Só um detalhe, depois daquele dia nunca mais consegui parar de fazer essa pescaria. Viciei mesmo! Claro, então logo tratei de providenciar os materiais corretos.

BOIIA DE LED
Bóia de led

Bom, a pescaria de espadas é sempre muito divertida, principalmente lá na pedra do leme onde tem dias que ficam mais de 80 pescadores dividindo o mesmo espaço, mas não rola briga, o que rola sempre mesmo é muita diversão!

Um atravessa a linha do outro, a espada de um pula por cima da linha do outro e com sua nadadeira dorsal acaba cortando a linha do outro, e é uma gritaria só, mas sempre em clima de brincadeira.

E quando o cardume entra, entra pra valer mesmo, tipo, quase todos acabam fisgando uma espada ao mesmo tempo. Dá para imaginar a loucura?

Aquelas boias luminosas de todas as cores atravessando o céu com uma sardinha inteira na ponta do chicote… É muito bom isso!

Bom, chega de relembrar e vamos aos materiais?

VARA
Você vai precisar de uma vara pesada, pois a espada além de pesar bastante, puxa pra dentro do mar, ou seja, é quase um CABO DE GUERRA você puxa pra cá e a espada pra lá… Sem contar que ela muitas vezes salta pra fora d’água dando um belo espetáculo além de uma bela briga. Ah… e você não pode afrouxar a linha nunca, se não já era, bye bye espada.

Voltando a falar da vara, essa deve ser de média a pesada, de fibra de vidro ou carbono, mas sempre uma vara dura.

MOLINETE
Esse também deve ser de médio a pesado e bem resistente. Existem muitos molinetes ótimos no mercado para pescaria de espadas.

LINHA
Sempre bem forte, um monofilamento 0,50 ou 0,60 é uma ótima opção.

CUMBADA
Pode-se usar uma chumbada do tipo oliva, com um peso aproximado de 20g solta na linha do chicote.

BOIA LUMINOSA TRADICIONAL
Boia Luminosa Tradicional

BOIAS
Sempre as luminosas, podendo ser de lâmpada ou de LED. Na falta dessas improvise com uma boia de isopor com um star light preso na parte de cima.

CHICOTE
Constituído de uma linha forte que pode ser 0,60 ou 0,70, por exemplo, com aproximadamente 1.20m a 2m (vai depender da profundidade que estarão os peixes no dia), giradores, snaps (grampos), empate de aço flexível de aproximadamente 20cm, anzol 1/0 a 3/0 ou garatéia 1/0 a 2/0 do tipo 3x ou 4x Strong. (A garatéia é mais usada nesse tipo de pescaria).

Sardinha usada como isca
Sardinha usada como isca

ISCA
A melhor é a sardinha inteira. Presa no empate de aço com algumas voltas de linha elástica para que não seja “roubada” facilmente pela espada.

A espada também pega muito bem nas iscas artificiais, mas isso e papo para uma próxima, ok?

Bom, é isso pessoal.

Espero ter tirado algumas dúvidas sobre esse tipo de pescaria que é muito divertida, principalmente em locais como o que mencionei onde os “viciados” nesse tipo de pesca se reúnem quase todos os dias mesmo de baixo de chuva para se divertir pescando e na grande maioria das vezes soltando os peixes. Mas, de vez em quando, levar um peixinho fresquinho pra casa no final da noite é muito bom… E a espada, diga-se de passagem, é uma delícia. Filé puro!

Ah… só vamos sempre respeitar as medidas do peixe ok?

Atenção a um detalhe importante:

garatéia
garatéia

Tome muito cuidado ao retirar a espada do anzol, pois os dentes são enormes e a mordida pode até parecer com a de um pequeno cachorro e causar sérios danos. Utilize sempre um alicate de bico.

Boa sorte nas pescarias!

Destorcedor ou Girador
Destorcedor ou Girador
Snap
Snap

 

 

* As informações aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.

 

Total 29 Votes
2

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

23 thoughts on “É hora das espadas!

  1. wellington leão says:

    Muito boa dica meu amigo.
    Só pelo entusiasmo que você passa para os leitores, dificilmente um iniciante não vai querer experimentar essa pesca, ainda mais com todas as dicas bem completinhas,…
    Uma dica a mais, aqui no final, com as fotos e os nomes, seria legal você colocar uma imagem de todo o chicote, assim a galera entende melhor.
    Muito bom, obrigado pelas dicas!

  2. Daniel Mezzari says:

    Ola Marcelo, esse ano pesquei espada pela primeira vez e a primeira a gente nunca esquece neh?
    Pesca muito gostosa, sentir o bicho na ponta da linha. E uma briga boa. Sou de Criciuma, sul do pais, e aqui pesquei na plataforma entremares, você conhece? O jeito de montar a tralha e basicamente o mesmo, porem sem boia. Tenho uma duvida, aqui no sul em torre e passo de torres tem os molhes que formam a entrada da barra. Sabe me dizer se a espada entra no rio? Pois e uma mistura de agua doce com a entrada da salgada do mar. Mas valeu. Otima materia.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Adalberto,
      Tudo bem com você?
      Muito obrigado pelo elogio amigão!
      Espero sempre poder trazer cada vez mais e melhores matérias legais pra vocês.
      Muito obrigado por acompanhar meu trabalho!
      Um grande abraço pra você e… Vamos pescar!!! 😉

  3. ANTONIO says:

    Ola Marcelo gostei muito da dica como sou iniciante tenho anotado tudo,
    estou montando minha tralha esta quase pronta falta pouco, tenho muitas dicas do Nelson Nakamura, Marcao e do Lusca tambem,
    em breve vou colocar pratica.

    Abracos.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Anonimo,
      Tudo bem com você amigo?
      Então, Nakamura, Marcão, Lusca, só mestre hem?
      Você vai ser um excelente pescador seguindo as dicas deles.
      Mais faz isso mesmo, monta a tralha aos poucos, sempre focando em algum tipo de pescaria e quando você ver no final você vai ter material pra pescar o peixe que quiser pois, pescaria não é apenas jogar um anzol na água e esperar o que vier, não. Pescaria boa é quando sabemos o peixe que queremos pescar e levamos o material correto para eles. Ai temos sucesso sempre ok?
      Continue nesse caminho que você vai longe, e obrigado por acompanhar minhas dicas amigo!
      Um grande abraço pra você e, como eu sempre falo… vamos pescar!!! 😉

  4. Sérgio Camargo says:

    A qui em São Paulo, mais precisamente São Vicente no deck da ponte Pênsil pescámos espada só que a maneira de montagem é diferente usamos o nó de correr na linha principal com uma miçanga para stop da bóia de isopor aquelas cumpridinhas mais ou menos de 15 a 20 centímetros assim conseguimos regular a profundidade rapidamente e só deslocar o nó para cima ou para baixo, usamos uma garateia com um empate de aço para colocar a sardinha inteira e um empate de aço flexível com um girador, geralmente a noite colocamos um star light nele, ajuda a atrair as espadas, o resto é igual, vara, linha, só que eu particularmente gosto de pescar com carretilha uso uma abu garcia 6000, o arremesso é muito bom.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Sérgio,
      Tudo bem com você amigão?
      Então, esse sistema que passei é o mais tradicional que existe, pois eu gosto sempre de passar informações principalmente para os iniciantes, e nesse sistema que passei não tem erro pois a boia é própria para espadas e todo o conjunto é bem tradicional.
      Sim, existem algumas variantes e esse que você mencionou também funciona muito bem.
      Mas como falei, eu direciono muito para os iniciantes, e usar um molinete por exemplo, é muto mais fácil e mais barato para quem está começando.
      Mais tenta usar esse sistema que passei, você vai gostar bastante também!
      Futuramente farei uma matéria explicando um pouco de varias formas e sistemas para pescaria de espadas ok?
      E qualquer duvida estou a disposição ok?
      Um grande abraço e vamos pescar!!! 😉

    • Marcelo Berlinski says:

      Opa Marcão,
      Tudo bem amigo?
      Poxa legal ter despertado esse interesse em você!
      Então, de caiaque você pode simplesmente pescar com linha de mão.
      Coloca uma parada de aço com uma garateia na ponta, uma sardinha inteira iscada e deixa descer, só tenta descobrir em que profundidade elas estão comendo, ai é só sair pro abraço!
      Espero ter ajudado e continue acompanhando minhas matérias ok?
      Um forte abraço e, vamos pescar!!! ;0

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Anonimo,
      Tudo bem com você?
      Amigo, o espada pega em quase todo tipo de isca artificial pois ele é extremamente predador e ataca até mesmo quando não está com fome.
      Experimente usar uma isca com duas garateias e que seja uma isca reforçada por exemplo fabricada em ABS, pois as de plastico mais finas o espada pode facilmente quebrar ele ao meio quando der o bote ok?
      Use uma isca em formato de peixe com aproximadamente 10 ou 15cm que já vai estar de bom tamanho.
      Ok amigo?
      Espero ter ajudado e não esqueça, vamos pescar!!! 😉

    • Marcelo Berlinski says:

      Opa Mario,
      Tudo bem amigo?
      Poxa o leme pra mim é um dos locais preferidos pra espada aqui no Rio.
      Você pesca mais no começo do caminho ou gosta de tentar ir lá pro final que chamamos de pole position? rsrs…
      Você pode tentar também na Urca na praia vermelha e também atras na Urca perto do forte São João também é muito bom!
      É isso ai parceiro, continue acompanhando as próximas matérias tá?
      Um grande abraço pra você e Vamos pescar!!! 😉

  5. Archer says:

    A pesca do espada é sempre muito gostosa. Lembro-me que pescava e Itaipuaçu à noite e que ela entrava e levava a boia luminosa para o fundo do mar, era muito divertido e bonito, porque iluminava tudo lá embaixo.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Archer,
      Tudo bem com você?
      Sim, com certeza é uma pescaria super divertida mesmo!
      Espero que tenha gostado da matéria e continue acompanhando quinzenalmente novas meterias bem legais ok parceiro?
      Um abração e vamos pescar!!! 😉

Deixe uma resposta