Por: Marcelo Berlinski

Olá pessoal, vamos falar hoje de um produto que se tornou indispensável em qualquer tipo de pescaria.

Estou me referindo a LINHA ELÁSTICA.

Linha elástica Linha elastica (2)

A LINHA ELÁSTICA

Trata-se de uma linha elástica ultra fina e transparente que enrolamos nas iscas antes do arremesso. É um produto fabricado em 100% Elastano, uma fibra sintética formada por poliuretano segmentado. Tal material pode alongar mais de 500% seu comprimento e mesmo assim retornar ao tamanho original após ciclos repetidos desse alongamento e retração

Eu já uso esse produto há muitos anos e não sei mais como seria uma pescaria de praia, por exemplo, sem o uso desse simples e maravilhoso produto!

Vamos a um exemplo? Arremessos longos na praia dando uma pancada pra poder ir longe, com certeza quase sempre as iscas acabavam saindo e o arremesso era perdido. Depois que descobri essa linha isso não ocorre mais.

Outros exemplos de uso: Nas minhas pescarias de praia e costões utilizo muito para prender files de camarão no anzol, também, files de lula, sardinhas, corruptos, tatuís, entre outros. Ah! Não podemos esquecer da sardinha inteira iscada em uma parada de aço para a pesca de espadas!

Veja a imagem abaixo:

sardinha

 

Como é utilizada esse tipo de linha elástica?

Muito simples gente, vou dar o exemplo do file de camarão:

Coloca-se normalmente o filé de camarão iscado no anzol e pega-se a linha elástica,  dê algumas voltas em torno da isca para que a mesma fique firme no anzol e não caia na hora do arremesso.

Quantas voltas dar?

Bom, isso depende da isca e do tamanho da isca, mas apenas algumas voltas são o suficiente para firmar a isca. Vou citar mais uma vez o filé de camarão, geralmente umas 8 ou 10 voltas são o suficiente, e lembrando que essa linha dura muito tempo pois cada volta que é dada na isca tem que ser feita com a linha esticada, e o legal é que o tubo geralmente vem com 110 metros, fazendo render realmente muito tempo!

Bom, eu citei como exemplo o uso na pescaria de praia e costões, pois essa é minha especialidade, mas gostaria de lembrar que a linha elástica, pode ser usada em rios, lagos, lagoas, e em qualquer local onde se pratique a pescaria.

Ahh… e pode ser usado também com camarão vivo. (Que venham os robalos) 😉

Ou seja, é o detalhe do sucesso em sua pescaria!

Vou dar apenas uma dica para a maior conservação da sua linha elástica.

Veja o tubo na imagem abaixo:

Porta linha elastica

 

Esse tubinho é próprio para o uso da linha elástica pois, além de acondicionar o mesmo dentro do tubo protegendo para não molhar, ainda dispõe de um furo para a saída da linha e uma cordinha para pendurar no pescoço e manter o produto sempre a mão para as suas iscadas.

Veja outro modelo:

Porta linha elastica 1 Porta Linha elastica 2

 

Pessoal, espero ter ajudado com mais essa dica para vocês.

Gente, se vocês quiserem interagir comigo basta sugerir matérias ou dicas que vou atendendo a todos dentro do possível, ok? Então estão esperando o que? É só pedir, pessoal!

Tô aqui pra isso! 😉

E fiquem ligados, pois vem mais dicas na próxima semana! 😉

Por: Marcelo Berlinski

Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

8 thoughts on “Não deixe sua isca escapar do Anzol

  1. Marcelo Macul says:

    Gostaria de saber se existe algum trabalho sobre o efeito da utilização do elástico no organismo dos peixes, sou relutante á sua utilização apesar de sua eficácia comprovada. Ainda prefiro ceder algumas iscas aos peixes.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Agnaldo,
      Tudo bem com você amigão?
      Sim, é sempre ótimo aprimorar-mos tudo na vida e principalmente na pesca! 🙂
      Continue ligado que logo tem mais dicas legais chegando ok?
      Um grande abraço e Vamos pescar… 😉

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Wenderson,
      Tudo bem amigo?
      Que legal que já utiliza a linha, realmente é uma mão na roda para não perder-mos as iscas!
      Continue acompanhando a coluna que é quinzenal ok?
      Um forte abraço e Vamos Pescar…;)

Deixe uma resposta