No Dia Mundial da Saúde (7 de abril), vamos saber um pouco mais sobre os benefícios de se consumir a carne de peixe na nossa alimentação.

Que o peixe é uma proteína de fácil digestão e que melhora a capacidade de memorização e concentração já é de conhecimento da maioria das pessoas. Além desses benefícios, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, aumentando a reação anti-inflamatória no organismo. Tudo é alcançado pela grande concentração de ômega 3 presente nele.

A carne do peixe é muito importante também para a formação de cabelos e unhas por ser muito rica em proteína, ajuda a prevenir doenças nos ossos como osteoporose e no combate a anemia pois muitas vitaminas do complexo B (principalmente a B12) estão presentes na sua composição.

Dia Mundial da Saúde

O ômega 3 é mais presente nos peixes de água salgada, pois é constatado que o teor de sal presente na água influência na quantidade de gordura que o peixe consegue manter, isso também é influenciado pela sua alimentação natural (peixes menores, moluscos, zooplâncton…) que é rica na gordura. A gordura também é encontrada em peixes de águas mais doces, só que em uma quantidade razoavelmente menor. Em compensação a quantidade de ômega 6 encontrada nos peixes de água doce é maior que os de água salgada.

A diferença na concentração de gordura (ômega 3) nos peixes também pode ser vista entre os que vivem em águas frias e águas quentes, pois os peixes de águas mais frias tendem a acumular mais gordura para suportar as baixas temperaturas que os assolam, já os de águas mais quentes tendem a não acumular tanto porque para eles esse não se torna necessário.

A carne do peixe é sim uma grande fonte substância muito importante para o nosso organismo, e deve ser consumido com frequência, pois assim suas propriedades serão melhores digeridas. Mas é bom lembrar, que tudo ao ser consumido em excesso pode causar efeitos diferentes aos que se eram esperados. Muitas pesquisas comprovaram que o consumo exagerado dessa proteína (mais especificamente o Ômega 3) pode aumentar a chances de sofrer um acidente vascular cerebral e também pode influenciar no aparecimento de alguns tipos de câncer.

As melhores formas de consumir o peixe é fazendo ele Grelhado, Ensopado ou Cozido.

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